Mentes poderosas podem estar em qualquer lugar

Com números acima dos 80 milhões, a China é o país com a maior população de pessoas com deficiência. Uma das maiores empresas de materiais para artistas se juntou ao artista chinês Jody Xiong para mostrar as todos que pessoas com deficiência merecem reconhecimento e respeito. Para isso eles criaram uma incrível colaboração entre homem e máquina.

Veja também: A dficiência física vista pelos olhos das crianças

Xiong convidou 16 pessoas com deficiência para participarem do projeto. Cada um deles permanecia sentado, com fones de ouvido e sensores na cabeça que captavam os sinais elétricos do seu cérebro e o transmitiam para uma unidade de processamento. Em outra área, era montada uma estrutura com quatro telas. Dentro delas, uma bexiga com tinta da cor escolhida pelo participante. Os sinais cerebrais captados das pessoas acionava um detonador ligado ao balão, causando uma explosão e jogando tinta em todas as telas.

Mesmo sem tocarem em pinceis, é possível ver as características de cada um dos “artistas” em suas pinturas. Enquanto algumas eram resultado de explosões mais fortes, outras eram mais sutis, o que faz de cada uma delas uma representação unica da cabeça de seus autores.

Arte Pessoas com Deficiência_ADCT (1)Arte Pessoas com Deficiência_ADCT (7)Arte Pessoas com Deficiência_ADCT (4)Arte Pessoas com Deficiência_ADCT (3)Arte Pessoas com Deficiência_ADCT (2)

Imagens: reprodução YouTube