Beat Blox permite que se crie música colocando bloquinhos em discos giratórios.

Que tal tocar e criar músicas sem saber ler partituras? Sem claves, colcheias e semi-colcheias? O Beat Blox é quase isso.

Criado por Per Holmquist, um estudante do Beckamans College of Design, na Suécia, o Beat Blox permite que se crie músicas de uma forma intuitiva e divertida.

vk14_Exbild1_Holmquist_Per_810

O Beat Blox usa 3 discos que, sozinhos, não produzem musica nenhuma. Mas quando blocos são colocados em cima dos disco, esse blocos tocam uma batida a cada rotação.

Não entendeu? Dê uma olhada no vídeo abaixo:

A música é feita quando os blocos acionam os sequenciadores físicos – sistemas que fazem com que movimentos sejam transformados em sons. Como cada um dos sequenciadores reproduz apenas o som que foi programado, os discos possuem “faixas”, arrumadas em círculos concêntricos, cada uma com seu respectivo sequenciador. Blocos em faixas diferentes, sons diferentes.

Mas o que faz o processo de composição realmente fácil é que o posicionamento dos blocos tem relação direta com a música. Para criar uma batida mais rápida, basta colocar vários blocos em sequência.

Com um equipamento como esse nem é preciso saber ler partituras – mas talvez seja necessário saber alguma coisa de programação. E ter muitos bloquinhos.

Via Fast Co Design