O Jetpac utiliza fotos do Instagram para criar guias de viagem.

O Google acaba de adquirir o Jetpac, um aplicativo que usa fotos públicas do Instagram para determinar lugares como por exemplo a cidade mais feliz ou mais bêbada. O aplicativo foi lançado em 2012 como um guia de viagens para iPad, mas logo depois passou a usar o fotos públicas do Instagram associadas a um algoritmo para criar seus guias.

É provável que o Google passe a utilizar o algoritmo para melhorar a sua busca por informações de um local usando informações de imagem. O google já usa visão computacional, que é a tecnologia que usa sistema artificiais que obtém informações de imagens, e aprendizado de máquina, que é o desenvolvimento de algoritmos que permitem que o computador aprenda, para melhorar a busca de imagens nas fotos do Google+, deixando que os usuários busquem por “flores” ou “comida”, em suas fotos. Como o CEO do Jetpac, Pete Warden, é um especialista em visão computacional e se encaixa nas necessidade do Google.

O sistema do Jetpac procura por pistas nas imagens, como a quantidade de pessoas de bigode em para determinar o estilo de um determinado lugar – ou mesmo no número de hipsters.  Esse tipo de informação vai além dos reviews tradicionais no Trip Advisor ou Foursquare – que dependem da interpretação dos usuários -,  passando informações visuais sobre o que REALMENTE acontece nos lugares.

Vale lembrar que, no quesito viagens, o Google já havia adquirido o Zagat, um app no qual se dá nota aos restaurantes, e lançou o Google Flight, para busca de voos.

O Jetpac também possui uma ferramenta de reconhecimento de objetos em tempo real através dos vídeos feitos com a câmera do celular, o que pode melhorar os serviços do Google Goggles.

Com essa aquisição, o Jetpac será retirado da App Store nos próximos dias e terminará o suporte no dia 15 de Setembro, e provavelmente veremos as funcionalidades do app em outros serviços do Google.

Detalhes e valores da aquisição não foram divulgados.

Detalhes e valores da aquisição não foram divulgados.