Falar com a audiência é uma coisa séria.

A quarta parede é um termo usado no teatro, e representa a parede imaginária que separa os atores da plateia. Assim, enquanto a quarta parede existe, a história da peça – ou do filme, seriado… – segue em um universo próprio. Essa parede é quebrada quando o ator reconhece que está em um produção e, por consequência, que você é um espectador em uma plateia.

Quem acompanha House of Cards com certeza vai lembra dos momentos em que Frank Underwood (personagem de Kevin Spacey) conversa com o telespectador, normalmente para explicar suas reais intensões. Ou mesmo quem é fã das comédias de Mel Brooks, que sabia quebrar a quarta parede como ninguém, fazendo inclusive os personagens se assistirem na TV!

Quebrar a quarta parede é uma técnica usada há bastante tempo, mas isso não quer dizer que todos os roteiristas consigam executá-la bem. O vídeo abaixo, do canal Now You See It mostra alguns dos bons exemplos de utilização dessa técnica. E outros nem tanto.

Ainda sobre a quarta parede, vale a pena dar uma olhada nesse ensaio feito por um fotógrafo que mostra a beleza dos teatros na visão do palco.