Spoiler alert! Modelo matemático calcula as chances de quem vai morrer em Game of Thrones nas próximas temporadas

Se você é fã da série Game of Thrones já deve ter aprendido a nãao se apegar a nenhum personagem porque as chances dele morrer são grandes.

E se você não leu os livros e quer diminuir a ansiedade de saber se alguém que você vai gosta vai morrer, talvez tenha um jeito. E se você não quer saber, pode sair desse post e ir para esse post de cachorro fofo que todo mundo gosta.

Richard Vale, um professor de estatística da Universidade de Canterbury, localizada na Nova Zelândia, decidiu usar seus conhecimentos fora da sala de aula e criar um modelo matemático para prever quem serão as próximas vítimas de George R. R. Martin.

Como funciona

Vale se baseou na estatística bayesiana para prever quais personagens receberão mais atenção nos próximos dois livros que serão lançados por George R. R. Martin. Considerando que a trama é contada em capítulos e que cada capítulo é contado sob o ponto de vista de personagens específicos, Vale se baseou no número de capítulos dedicado a cada protagonista dos cinco livros que já foram lançados para antecipar o andamento da obra.

Claro que qualquer mudança ou acontecimento repentino na obra não é possível ser calculado pelo modelo, mas dá pra fazer alguns chutes de quais protagonistas podem deixar a série.

Provável próxima vítima – de novo, SPOILER ALERT!

A previsão que o matetmático revelou com o cálculo do algorítmo é que existe 38% de Jon Snow não ter um capítulo no sexto livro e 67% no sétimo. Ou seja…

quem vai morrer em game of thrones john snow

Se você entende um pouquinho de estatística e quiser ver o artigo do professor, pode ver nesse link e com todas as previsões da saga.

E, claro, é uma tese estatística interessante mas não é pra levar a sério, é que nem revista que conta o final da novela, o cálculo foi baseado nos dados dos livros mas não quer dizer que exista um padrão lógico de quem vai morrer na mente de George R. R. Martin.

Via Mega Curioso