Comercial polêmico mostra soldados ingleses e alemães celebrando o Natal no meio da 1º Guerra Mundial

É normal que campanhas que usem fatos históricos acabem sendo taxadas de desrespeitosas ou, no mínimo, polêmicas. Já mencionamos aqui um anúncio que falava sobre o Muro de Berlim.

Agora, é a vez do supermercado inglês Sainsbury’s entrar para a lista de comerciais polêmicos, com uma recriação da trégua de Natal de 1914, no meio da Primeira Guerra Mundial. Vale lembrar que a Primeira Guerra Mundial foi uma guerra de trincheiras, ou seja, os soldados estavam próximos de seus inimigos.

O filme, criado pela Abbot Mead Vickers BBDO, mostra os soldados alemães e ingleses cantando “Noite Feliz” na véspera de Natal, antes de um soldado caminhar pelo campo de batalha no dia de Natal. Ele encontra e conversa com um soldado alemão, o que dá início a uma união de ambas as tropas e até mesmo um jogo de futebol entre os soldados. Ao final do dia, cada soldado volta para a sua trincheira, e um deles descobre que o outro o deu uma barra de chocolate. O filme se encerra com a frase “Christmas is for sharing” (O Natal é para compartilhar).

Caso você esteja se perguntando, essa tregua, inclusive o jogo de futebol realmente aconteceram na Primeira Guerra Mundial. A Sainsbury’s fez uma parceria com a Royal British Legion, a maior entidade de caridade dos veteranos ingleses, e também trabalharam com historiadores para fazer o filme o mais “autentico e respeitoso possível”. Além disso, o chocolate que aparece no filme está a disponível no Sainsbury, e a renda da sua venda será revertida para a Royal British Legion.

Apesar do tema ser delicado, a maioria da mídia inglesa tem sido positiva, apesar de alguns pouco ainda acharem que é algo de mal gosto.

E aí? O que você acha?

Via

BÔNUS

Assista também o Making Of