Porque pedalar bêbado pode causar acidentes.

Não há dúvida que as bicicletas são um meio de transporte cada vez mais presente nas ruas e, por isso, cada vez mais cidades se preocupam com a segurança dos ciclistas. Mas os ciclistas também são responsáveis pela sua própria segurança.

Parece que não, mas um ciclista embriagado também pode causar acidentes, seja andando em zigue-zague pela rua, não obedecendo a sinalização e até mesmo caindo no caminho dos carros. Pensando nisso, a empresa japonesa KOOWHO criou uma trava para bicicleta que só abre se o ciclista estiver sóbrio.

A trava funciona como bafômetro: uma vez fechada o ciclista deve assoprar na parte de baixo para que a quantidade de álcool seja medida. Se estiver abaixo do limite legal, sem problema! Mas se estiver acima, a trava avisa um membro da sua família ou amigo cadastrado e essa pessoal tem a opção de abrir a trava para que ciclista possa pedalar. Caso contrário, a solução é empurrar a bicicleta no caminho de volta.

A ideia é bem interessante, mas tem alguns probleminhas. O primeiro é que a trava funciona a bateria, e ninguém explicou o que acontece se a bateria acabar e a bicicleta ainda estiver travada. Outro ponto é o preço: a trava custa em torno de U$250. Ou seja, resta saber se alguém vai gastar essa grana em um trava de bicicleta que conta pra sua família quando você bebe.