Finalmente ficou mais divertido de ler.

Praticamente todos os aplicativos e sites que as pessoas assinam possuem uma longa lista de termos se serviço ao quais elas devem se submeter. Alguns chegam a ter dezenas de milhares de palavras, que a maioria das pessoas raramente lê antes que clicar em “eu aceito”.

Veja também: A história escondida nos termos de serviço da Apple

Baseando-se no logo acordo de termos de serviço da iTunes – são mais de 20 mil palavras -, o artista Robert Sikoryak criou uma revista em quadrinhos. De acordo com o próprio, isso talvez torne o texto mais atrativo.

O estilo varia a cada página. Em um momento simula as histórias de Garfield, algumas páginas depois temos o vemos o estilo de As Aventuras de Tintim , de Hergé,  passando por Meu Pequeno Ponei Batman. Entretanto, há um elemento que permeia todas as páginas dessa versão dos termos de serviço da iTunes: Steve Jobs. “Ele era famoso pela sua roupa icônica” contou Sikoryak. “Então, eu vesti o personagem principal de cada página com camisa de gola role preta, calça jeans, óculos e barba.” Assim como o uniforme de um super-herói.

Para Sikoryak, seus quadrinhos são uma crítica satírica à complexidade dos textos de termos de serviço. “De uma forma, é uma sátira de todo o tipo de adaptação, que acaba tendo que reinventar o texto original” complementa.

Veja abaixo algumas páginas desenhadas por Sikoryak (em inglês). Não parece mais divertido de ler?

termos-de-servico-hq_adct-6termos-de-servico-hq_adct-1termos-de-servico-hq_adct-2termos-de-servico-hq_adct-3termos-de-servico-hq_adct-4termos-de-servico-hq_adct-5

Todos os desenhos são de Robert Sikoryak.

O artista já havia aparecido aqui no Addictable, com desenhos ilustrando as frases de Donald Trump.