Transporte nem sempre é confortável…

O sistema de transporte sobre trilhos de Tóquio, formado por 10 linhas de trens e metrô que chegam a toda a cidade, é o mais lotado do mundo, transportando cerca de 3 bilhões de pessoas todo o ano! Para se ter uma ideia, a cidade de São Paulo aparece na décima segunda posição na lista, transportando 1,1 bilhão de passageiros.

Veja também: Como é a vida em um hotel cápsula em Tóquio

É claro que é difícil acomodar tanta gente nos espaços limitados dos vagões. É por isso que o o metrô de Tóquio possui funcionários encarregados de empurrar os passageiros para dentro das composições. Apesar de conseguirem colocar todos dentro do metrô, isso nem sempre quer dizer que eles fiquem confortáveis.

Foi baseado nisso que o fotógrafo Michael Wolf criou a série “Tokyo Compression” (“Compressão de Tóquio”). Em suas fotos, ele mostra a vida de passageiros do metrô da maior cidade de Japão no horário de pico. Um dos pontos interessantes sobre as imagens captadas por Wolf – além de rostos espremidos contra as janelas dos vagões – é o fato de que os passageiros suportam essa situação desconfortável sem serem agressivos. Parece que há um certo senso de coletividade em saber que todos alí estão na mesma situação.

trem-de-toquio_adct-7trem-de-toquio_adct-8trem-de-toquio_adct-9trem-de-toquio_adct-10trem-de-toquio_adct-11trem-de-toquio_adct-12trem-de-toquio_adct-13trem-de-toquio_adct-14trem-de-toquio_adct-15trem-de-toquio_adct-16trem-de-toquio_adct-17trem-de-toquio_adct-18trem-de-toquio_adct-19trem-de-toquio_adct-20trem-de-toquio_adct-21trem-de-toquio_adct-22trem-de-toquio_adct-1trem-de-toquio_adct-2trem-de-toquio_adct-3trem-de-toquio_adct-4trem-de-toquio_adct-5trem-de-toquio_adct-6

Todas a imagens são de Michael Wolf