Foi a melhor forma de fazer os alunos se acalmarem…

Detenção é uma forma de punição escolar que não é muito comum no Brasil. Nesse tipo de castigo, os alunos tem que ficar na escola, estudando ou fazendo algum dever escolar (como uma redação ou pesquisa), durante um tempo determinado. Isso pode ser no período do recreio, algumas horas depois da aula ou mesmo um sábado inteiro. Costuma ser uma coisa bem chata para os alunos, mas, os alunos de uma escola de Baltimore, nos EUA, estão usando esse tempo para meditar.

Veja também: Meditação usa palavrões para ajudar a relaxar

Crianças que se comportam mal são mandadas para uma Sala de Meditação. Exercícios de respiração e meditação são usados para que as crianças se acalmem e retomem o foco antes de voltarem para a sala de aula. O resultado é notável: desde que as sessões de 20 minutos de meditação foram implementadas, o número de suspensões caiu para zero.

A ideia da sala é trazer os benefícios da meditação frequente, que já é conhecida em adultos, para as crianças. A fundação responsável pela sala, a  Holistic Life Foundation,  através de testemunhos dos alunos, tem mostrado que eles aproveitado a medida. Um deles chega a dizer que os exercícios de respiração o ajudaram a se preparar melhor para uma prova.

meditacao-na-escola_adct-3meditacao-na-escola_adct-4meditacao-na-escola_adct-5meditacao-na-escola_adct-1meditacao-na-escola_adct-2

Fotos: Holistic Life Foundation