A foto depende mais de quem está por trás das câmeras.

Como saber se um copo está meio cheio ou meio vazio? Não há uma resposta certa. É uma questão de perspectiva, da forma como vemos o mundo.

Veja também: As 20 fotografias mais caras do mundo!

A Canon realizou um experimento para mostrar o poder da perspectiva, mostrando como o trabalho de um fotógrafo pode ser influenciado pela história do seu modelo.

6 fotógrafos foram convidados para uma sessão com um homem chamado Michael. Ao chegaram, os organizadores contaram para cada um dos fotógrafos uma história diferente sobre Michael: disseram que ele era um milionário, um pescador, um herói, um ex-condenado, um alcoólatra em recuperação e um psíquico. O tal Michael na verdade era um ator que concordou em representar cada um desses papéis para os diferentes fotógrafos.

Depois da sessão, as fotos foram impressas e expostas para que os 6 fotógrafos olhassem o resultado. Cada uma delas mostrava um diferente contexto e estilo, mostrando diferentes emoções e características do modelo. Os fotógrafos comentaram como Michael parecia uma pessoa diferente em cada uma das fotos.

A conclusão é que, por casa da perspectiva de cada um, a fotografia é definida mais por quem está atrás das câmeras do que por quem está na frente delas.

Um Psíquico

poder da perspectiva_Addictable (1)

Um Milionário

poder da perspectiva_Addictable (2)

Um Alcoólatra em Recuperação

poder da perspectiva_Addictable (3)

Um Pescador

poder da perspectiva_Addictable (4)

Um Ex-detento

poder da perspectiva_Addictable (5)

Um Herói

poder da perspectiva_Addictable (6)