Para onde vai o bom velhinho quando?

Todo mundo sabe que no dia 25 de Dezembro o bom velhinho visita as crianças que se comportaram bem durante o ano e entrega presentes para elas. Mas, mesmo antes disso, alguns milhares de “Papais Noeis” já habitam shoppings, lojas de departamento e outras áreas de compras, entretendo as crianças enquanto os adultos gastam. E é claro que a tradicional barba branca e a barriga de Papai Noel não são coisas que aparecem da noite para o dia. Então, por onde andam os “bons velhinhos” em outras épocas do ano?

Veja também: Que tal se o Papai Noel mudasse um pouco o visual?

A fotógrafa canadense Mary Beth Koeth resolveu responder essa pergunta com uma série de fotos intitulada “Off-Season Santas” para mostrar quem são e como vivem essas pessoas que assumem a figura de Papai Noel.

Papai Noel fora de epoca_ADCT (1)Papai Noel fora de epoca_ADCT (2)

O Papai Noel Ernie Tedrow é de Baltimore, Mariland. Ele mudou para Orlando quando sua mãe morreu e começou a trabalhar no ramo hoteleiro, onde chegou a ser Diretor de Marketing e Vendas. “Eu viajava uma semana por mês. Eu voava para Chicago pela manhã, pegava um cliente em uma limousine, o levava para almoçar,  assinava um contrato de meio milhão de dólares e voltava para casa a tempo de jantar. Eu adorava.” Hoje ele ainda mora na Flórida com Everett, seu parceiro de 23 anos. Ele é ajuda a gerenciar condomínios no sul da Flórida. “Eu sou careca, velho, gordo… E tenho uma carreira!” Papai Noel fora de epoca_ADCT (3)Papai Noel fora de epoca_ADCT (4)

John Snyder é um veterano da guerra do Vietnã, condecorado com o “Coração Púrpura” – uma importante honraria do exército americano – nascido e criado em Nova York. “Quando eu saí do exército eu queria viver como um Playboy antes tomar um rumo na vida. Acabei conhecendo a minha esposa e casei logo em seguida, então deixei tudo para trás.” John foi presidente da Mensa, a maior e mais antiga sociedade pare pessoas de QI alto do mundo, durante anos. Ele e sua esposa são membros ativos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.Papai Noel fora de epoca_ADCT (5)Papai Noel fora de epoca_ADCT (6)

O Papai Noel Lance Willock era um vendedor de Illinois e música sempre foi sua paixão. Ele sempre saia do trabalho, se arrumava, e encontrava com sua banda para tocar em algum bar da cidade. “Eu conheci minha esposa quando estava tocando. Ela não sabia que eu iria terminar assim … Na verdade ela teria fugido se pensasse nisso.” Eles moram em uma casa de repouso na Flórida. Papai Noel fora de epoca_ADCT (7)Papai Noel fora de epoca_ADCT (8)

Joe é um simpático católico irlandês do Bronx e também o Papai Noel da tradicional loja Bloomingdale’s em Nova York. Há muitos anos ele e sua esposa compraram uma casa em um condomínio de idosos na Flórida. Hoje, cerca de 80 unidades do condomínio são ocupadas por seus amigos do Bronx. “Crescemos juntos e queremos ficar velhos juntos.”Papai Noel fora de epoca_ADCT (9)Papai Noel fora de epoca_ADCT (10)

Gregg Henry é um carpinteiro que constrói barcos. “Eu faço brinquedos grandes e caros para meninos e meninas ricas.” Sua carreira começou quando descobriu que gostava de construir coisas, há mais de 40 anos.  “A única coisa que eu nunca fiz foram caixões.” Há muitos anos, depois de passar por um penosos divórcio, Gregg passou um tempo trabalhando como um “dançarino exótico”. “Meu nome de palco era ‘Grizzly Gregg’ (uma referência a grizzly bear, o urso cinzento), porque eu já tinha a barba naquele tempo. Descobri que tirar o sapato é muito difícil quando se está de pé.” Ele hoje trabalha em um Yatch Clube.Papai Noel fora de epoca_ADCT (11)Papai Noel fora de epoca_ADCT (12)

Roy é um policial aposentado que foi eleito um dos 10 policiais mais importantes da Flórida em 1984. Com mais de 40 anos de experiência, ele atualmente tema sua própria agência de detetives. Em seu tempo livre, ele canta e toca banjo em uma banda com o seu filho. Além disso, ele coleciona itens antigos de policiais, bandeiras e espadas japonesas (ele lê e traduz japonês)

 

Todas as imagens e legendas são de Mary Beth Koeth