E você deveria mostrar esse post para o seu chefe!

Tudo bem, tudo bem, talvez você pense que ter um final de três dias já era bem óbvio, mas chegaram todos os argumentos que precisávamos para mostrarmos para o boss.

Aquela depressão e vontade de morrer no sofá no domingo, já triste por não ser mais sábado e prevendo a tortura de segunda-feira e o resto da semana não é só drama, a gente realmente sofre, e o nosso corpo pedir mais descanso também não é à toa.

Pesquisas na área da medicina do sono, da psicologia e das ciências cognitivas revelaram que um final de semana mais longo traria muitos benefícios à nossa saúde, humor e desempenho no dia a dia.

Como um dia a mais de descanso afetaria nossas vidas

sleepy-dog1Os estudos realizados apontam 4 aspectos importantes que seriam afetados positivamente se tivéssemos um fim de semana de 3 dias, em vez de 2.

Em relação ao estado geral de saúde das pessoas, esta pesquisa apontou que as pessoas que trabalham 55 ou mais horas por semana têm 33% a mais de chance de sofrerem um derrame cerebral, quando comparadas com as pessoas que têm uma jornada semanal de trabalho com menos de 40 horas.

A análise foi feita com informações coletadas em 25 outros estudos feitos na Europa, Austrália e Estados Unidos.

As pessoas que trabalham mais também têm maior propensão de desenvolverem doenças cardíacas.

O sono dos justos

dog-sleeping-bed-funny-104__605Um relatório divulgado pela NCBI (National Center for Biotechnology Information), concluiu que trabalhar menos de 40 horas por semana significa dormir por mais tempo e isso, por sua vez, possibilita que essas pessoas consigam cair no sono com maior facilidade e a acordarem mais descansadas pela manhã.

Já é fato que a pessoa que trabalha demais apresenta muita dificuldade em relaxar e, de acordo com o estudo, o relaxamento é reconhecidamente um pré-requisito importante para a prevenção da insônia.

Sorriso fácil

395166785942e7f4098fb27b5dc8b3d2Uma noite bem dormida significa bom humor e sorriso fácil no dia seguinte. Já quem trabalha demais está sempre de mau humor e ranzinza.

Dormir mal faz com que as pessoas sintam menos empatia por tudo e por todos ao seu redor. O resultado é uma baita irritação e uma maior tendência em se envolver em discussões.

Mais ânimo para trabalhar

B0R1DY depressed dog rests on files model released. Image shot 2006. Exact date unknown.

A sensação contínua de cansaço interfere muito em seu desempenho no trabalho.

Sarah Green Carmichael, uma pesquisadora, relatou em seu artigo para o Harvard Business Review que desde o século XIX a diminuição das horas de trabalho resultava em aumento de desempenho e até eliminava erros por falta de concentração que geravam custos para as empresas.

A pesquisadora ainda conta que, em 2009, um grupo de pesquisadores de Harvard decidiu aplicar a estratégia de diminuição da jornada de trabalho no século XXI.

O grupo propôs um dia a mais de descanso na semana de trabalho em um escritório de Boston, nos EUA. Nesse dia, os funcionários não poderiam nem checar seus e-mails.

Após 5 meses de implantação desse dia extra de descanso, foi possível observar uma melhora significativa do desempenho dos funcionários do escritório.

Pronto, agora é só imprimir esse post, juntar com os colegas e falar com o chefe, afinal, ele só tem a ganhar em deixar você em casa por mais um dia.

via