Artista cria mapa que mostra coincidências musicais ao redor do mundo

Nós presenciamos coincidências o tempo todo. Essas coincidências podem alterar a sua vida, como conhecer a mulher da sua vida no mesmo lugar que você acabou de tomar um bolo, ou coisas simples, como descobrir que você e um amigo estão fazendo a mesma coisa, mesmo sem terem combinado.

No Spotify, esse tipo de coincidências também acontecem. Eventualmente, pessoas de partes diferentes do mundo dão play na mesma música com a diferença de décimos de segundo.

É nesse tipo de coincidência que se baseia o Serendipity, um mapa animado que usa dados em tempo real do serviço de streaming para mostrar quando essas coincidências acontecem, criado pelo artista Kyle McDonald.

Quando uma dessas “coincidências musicais” acontece, o mapa dá um zoom, identifica a música e as cidades e toca 3 segundos da faixa, antes de pular para a próxima. Apesar do intervalo de 3 segundos do Serendipity, o Spotify indica que essas coincidências acontecem 10 vezes por segundo.

A palavra Serendipity (Serendipidade, em português) se refere exatamente a essas “felizes coincidências”.

A ideia do artista é mostrar como podemos estar conectados com pessoas em partes distantes do mundo através de uma experiência pessoal, como ouvir música, e muitas vezes não nos damos conta disso ou simplesmente não conseguimos ver.

O interessante de tudo isso é mostrar como o mundo ficou pequeno, e como podemos ter algo em comum com o nosso vizinho ou com alguém que esteja a milhares de quilômetros de distância.

Quem quiser conferir o Serendipity, clique aqui.

Via Fast Co Design