Uma animação feita inteiramente com gotas d’água

As chamadas “impressoras de água” são comumente usadas em espetáculos ou fontes. Elas conseguem criar formas através da liberação – ou não – das gotas de água.  Na maioria das vezes, os desenhos são coisas simples como círculos, quadrados, corações ou letras. Mas, dessa vez, elas criaram algo incrível.

Veja também: Quando poças de água se transformam em fotos incríveis

Para um comercial da Gatorade, com o lema “Water Made Active” (“Água tornada ativa”, em tradução livre), foi criada um atleta feito inteiramente de água usando essas impressoras e sincronizando, milimetricamente, com uma câmera e iluminação estroboscópica.

atleta-de-agua_adct

Como esses equipamentos produzem imagens em 2D, foi preciso uma adaptação para que as imagens fossem em 3D. A versão final da impressora demorou 5.000 horas para se montada, e contava com mais de 2.000 bocais, e cada um deles ficava aberto apenas 2 milissegundos. A impressora soltava a animação quadro a quadro, e a iluminação sincronizada fazia com que ela parasse no ar. Os quadros então foram juntados formando a animação.

atleta-de-agua_adct1atleta-de-agua_adct2

O resultado final do vídeo é impressionante, ainda mais levando em conta que não houve nenhum efeito de pós produção. Ou seja, toda a movimentação do atleta de água foi captada pela câmera.

Veja o resultado abaixo.

Foi disponibilizado também um making of .