As vezes não prestamos atenção em quanto essa habilidade é importante.

Muitas vezes não valorizamos devidamente a nossa habilidade de ler e escrever. Usamos ela tantas vezes ao dia – inclusive agora, enquanto lê esse texto – que nem conseguimos imaginar como seria se não a possuíssemos. Mas, infelizmente essa ainda é a realidade de muitas pessoas ao redor do mundo.

Veja também: Projeções no Vaticano alertam sobre animais em extinção

Para tornar as pessoas conscientes do que é viver sem saber ler e escrever, a organização ONE, que combate a pobreza extrema e doenças que podem ser prevenidas, convidou algumas pessoas a participarem de um experimento. Cada uma dessas pessoas seria hipnotizada, de forma que fossem incapazes de ler, escrever e fazer contas. As reações das pessoas foram impressionantes.

Uma escritora ficou incapaz de ler um roteiro que ela mesmo havia escrito. Um médico não era capaz de dizer se um determinado remédio estava dentro do período de validade.  Coisas que seriam corriqueiras passaram a ser tarefas impossíveis de serem realizadas.

Helena, a escritora, relatou a sua experiência: “Penso que a falta de educação deve ser a coisa mais frustrante que alguém pode passar. Existem muitas coisas que as pessoas poderia fazer para mudar sua situação – mas não conseguem – porque não têm as habilidades que a educação proporciona”. E segue “É como estar em um lugar onde ninguém te ouve ou te entende”

O vídeo faz parte da campanha “Education for All Refugee Children”, que pretende levar educação para as 3,8 milhões de crianças refugiadas.

hipnose-educacao_adct-2hipnose-educacao_adct-3hipnose-educacao_adct-4hipnose-educacao_adct-1

Imagens: reprodução Youtube