Com conhecimento da técnica, qualquer câmera serve…

Uma das perguntas mais frequentes que os fotógrafos profissionais ouvem é “Que câmera você usou para tirar essa foto?”. E as vezes, inclusive, tem que aguentar comentários do tipo “Também, com um equipamento desses, é fácil fazer boas fotos”. Mas isso não é totalmente verdade.

Veja também: Fotógrafo captura cenas da Fórmula 1 com uma câmera de 100 anos!

Para fazer demostrar que as habilidade do fotógrafo contam tanto – ou mais – que qualidade da câmera usada, fotógrafos da Mango Street, um canal de tutoriais de fotografia, resolveu fazer um experimento. Eles deram um equipamento profissional – uma Canon 5D Mark IV com lentes Canon 35mm f/1.4L II – a um amigo com conhecimentos básicos de fotografia, mas não um fotógrafo profissional (esse equipamento soma quase US$5.000). Enquanto isso, os apresentadores do canal – e fotógrafos profissionais – fizeram o mesmo ensaio com um equipamento mais simples – uma Canon Rebel T3i com lentes de 18-55mm e 40mm f/2.8.

O objetivo do experimento é mostrar que não adianta ter uma câmera cara e profissional se que está usando não tem conhecimentos de técnicas de fotografia. É possível começar a fotografar com uma câmera mais simples, e comprar uma mais profissional conforme se evolui.

Veja abaixo o resultado das fotos.

Profissional com Câmera Amadora

amador-camera-pro_adct-2amador-camera-pro_adct-3amador-camera-pro_adct-4amador-camera-pro_adct-5amador-camera-pro_adct-9amador-camera-pro_adct-10amador-camera-pro_adct-11

Amador com Câmera Profissional

amador-camera-pro_adct-6amador-camera-pro_adct-7amador-camera-pro_adct-8

Assista o vídeo do projeto.


Todas as imagens são de Mango Street.