Fotógrafo faz ensaio para tentar traduzir ao mundo a angústia de sofrer de depressão

Para Edward Honaker, um fotógrafo de 21 anos, sofrer de depressão e ansiedade é como ter uma guerra dentro de seu cérebro.

“O que eu percebi é que eu passei a ser ruim em coisas em que eu costumava ser bom, e eu não sabia por quê,” disse ele, “Sua mente é quem você é, e quando ela não funciona corretamente, é assustador.”

Leia também: Por que as pessoas estão fazendo tatuagem de ponto e vírgula?

Só depois de seu diagnóstico, há dois anos que Honaker começou a entender o que estava acontecendo em sua mente. Foi quando ele pegou sua câmera para transformar suas emoções em algo tangível. O resultado é uma série de auto-retratos que capturam sua experiência pessoal com a depressão.

“É meio difícil sentir qualquer tipo de emoção quando você está deprimido, e eu acho que a boa arte pode definitivamente mover as pessoas”, disse ele.

Honaker espera que seu projeto inspire outros a não só ter uma conversa sobre a doença mental, mas conscientizar as pessoas a serem mais tolerantes com aqueles que lutam contra ela.

“Quando eu estava fazendo meu portfólio, eu me perguntava se eu era o tipo de pessoa a quem os outros se sentiriam confortáveis ​​para conversar se estivessem passando por um momento difícil” explicou. “Sinceramente, no momento, eu não acho que eu era. Eu ainda tenho um bom caminho a percorrer, mas toda a experiência me fez muito mais paciente e compreensivo para com os outros.”

A proposta de Honaker é bem importante para levantar a discussão, principalmente porque o sexo masculino é bem menos propenso a conversar sobre e buscar ajuda.

“Eu acho que uma maneira muito útil para acabar com o estigma em torno da doença mental é estar lá para ajudar outras pessoas que possam sofrer disso”, frisou. “Você nunca sabe o que os outros estão passando, por isso tudo que você realmente pode fazer é ser gentil e não condenador.”

Dê uma olhada na série de retratos do fotógrafo, eles são um poderoso lembrete de que, embora a experiência de cada indivíduo com depressão é pessoal, os sentimentos podem ser universal.

Fotos traduzem depressão (1) Fotos traduzem depressão (2) Fotos traduzem depressão (3) Fotos traduzem depressão (4) Fotos traduzem depressão (5) Fotos traduzem depressão (6) Fotos traduzem depressão (7) Fotos traduzem depressão (8) Fotos traduzem depressão (9) Fotos traduzem depressão (10) Fotos traduzem depressão (11) Fotos traduzem depressão (12) Fotos traduzem depressão (13)

 

via