Mesmo em apartamentos iguais, no mesmo prédio, os indivíduos aparecem

O fotógrafo romeno Bogdan Girbovan resolveu fazer um pequeno experimento social no prédio onde ele mora, em Bucareste. O prédio de 10 andares foi construído em 1966, durante o regime comunista, e, para criar um senso de igualdade entre todos, os apartamentos são totalmente idênticos, o que evitava qualquer forma individual de expressão. Girbovan descreve os apartamentos como sendo “caixas” que não permitem reuniões sociais ou culturais. Os moradores conseguem apenas satisfazer as suas necessidades básicas nesses espaços de apenas um quarto que não tem nenhuma beleza.

Veja também: O poder da perspectiva: o mesmo homem em 6 fotos diferentes

Foi olhando o seu apartamento simples, no último andar do prédio, que ele resolveu criar o projeto 10/1 – “dez por um” já que são 10 apartamentos de 1 cômodo – fotografando todas as habitações do mesmo ângulo. Com isso, Girbovan consegue mostrar a variedade de pessoas e culturas que vivem nesses apartamentos, mesmo que todos tenham a mesma planta.

Dê uma olhada abaixo em todos os moradores desse prédio.

10º Andar: Bogdan Girbovan, fotógrafoAptos Iguais_addictable (1)9º Andar: Sra. Bita, morador desde 1967, e sozinha desde 1996. ProprietáriaAptos Iguais_addictable (10)

8º Andar: Mr Ene, aposentado, morador desde 1967. Proprietário Aptos Iguais_addictable (9)

7º Andar: Ionut vive sozinho e, de acordo com o síndico ele é “mulherengo, mas uma boa pessoa”. ProprietárioAptos Iguais_addictable (8)

6º Andar: Locatária que não teve seu nome divulgadoAptos Iguais_addictable (7)

5º Andar: Sra. Suhariuc Ioana, morando desde 1967, sozinha desde 1982 , e com o gato desde  1989. ProprietáriaAptos Iguais_addictable (6)

4º Andar: Don Lucas (apelido), recentemente voltou da Espanha e vive com a namorada.

Aptos Iguais_addictable (5)

3º Andar: Apartamento a venda, quem aparece na foto é o Sr. Cojanu Ilie, síndico

Aptos Iguais_addictable (4)

2º Andar: Mãe e filha. A filha se mudou com a mãe quando o seu marido faleceu. Proprietárias

Aptos Iguais_addictable (3)

1º Andar: Mulher aposentada, vivendo no apartamento há 10 anos. Proprietária

Aptos Iguais_addictable (2)

 

Fotas as imagens são de Bogdan Girbovan