Como um carro de 1939 pode ser mais eficiente que a maioria dos carros atuais

O que faz de um carro como Prius, da Toyota, ser tão eficiente em consumo de combustível? A primeira coisa que vem a cabeça é o fato de ser um carro híbrido, que possui um motor elétrico para diminuir o esforço do motor de combustão. Mas, além disso, existe o fato de que o Prius foi desenhado para encontrar o mínimo de resistência aerodinamica.

O coeficiente aerodinamico é usado para medir o arrasto gerado por um objeto. Nesse caso, quanto menor o arrasto, maior é a eficiência aerodinamica. O Prius, por exemplo, tem o coeficiente de 0,25, um dos melhores da atualidade, enquanto o da Kombi é de 0,42. Nesse exemplo, o modelo da Toyota é mais eficiente que o da Volkswagen.
O que pensar então de um carro cujo mesmo coeficiente é de 0,15? O mais impressionante é que o carro em questão, o Schlörwagen, foi construido em 1939, muito antes do design computadorizado e dos testes em tuneis de ar.

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O engenheiro alemão Karl Schlör usou como base um Mercedes 170H, com um motor de 38cv (para ter base de comparação, o VW Gol 1.0 tem 76cv). Inspirado das aeronaves, Schlör redesenhou o exterior, cobrindo as rodas dianteiras para permitir o melhor melhor fluxo de ar possível. Isso acabou deixando um carro de 2,13m de largura, algo próximo do Hummer, com 2,19.

E as mudanças tiveram efeito: enquanto o Mercedes 170H chegava a 105km/h, o Schlörwagen atingia 135km/h, com uma economia de 30% de combustível!

 

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Mas, se esse carro era tão eficiente, por que os carros de hoje não são inspirados nele? Basicamente porque era impraticável. Devido ao seu comprimento, por exemplo, o Schlörwagen poderia ser arrastado por um vento lateral. Além disso, os carros atuais tem que ter outras coisas, como espaço interno, itens de segurança e boa visibilidade. O carro acabou sendo esquecido após a 2ª Guerra Mundial.

Apesar disso, no seu aniversário de 75 anos, a equipe de Andreas Dillmann, chefe do Instituto de Tecnologia Aerodinâmica no Centro Alemão Aeroespacial, construíram um modelo do Schlörwagen em escala 1:5 e colocaram em um túnel de vento. Veja o resultado abaixo:

Via Wired

Informações adicionais: Wikipedia e Mundo Estranho