Poderia ser uma função do Instagram, né?

Sempre que há um belo por-do-sol, o meu feed do Instagram fica cheio de fotos com aqueles tons de amarelo-alaranjado. Não chega a ser um problema, muitos por-do-sol são lindos – mesmo que em São Paulo a vasta gama de cores seja resultado de poluição – mas chega uma hora que esse excesso de fotos iguais cansa.

Se você é daquele que reclamam da monotonia da timeline, mas as vezes também tiram essas foto cliché, o designer alemão Philipp Schmitt tem o produto certo pra você: a Camera Restricta.

Fotos sem Cliche_Addictable (2)

A câmera possui um smartphone que usa o seu GPS e metadados do Flickr e Panoramio para determinar o quão popular é um determinado local. E se ela verificar que mais de 35 pessoas tiraram fotos naquele local, o obturador da câmera simplesmente para de funcionar e evita que qualquer foto seja tirada. Cabe ao fotógrafo encontrar um ângulo novo e evitar a foto cliché.

Fotos sem Cliche_Addictable (1)

Apesar de ser um protótipo, algumas pessoas acham a ideia ofensiva. Com certeza, usar a posição geográfica, sem levar em conta o que exatamente está sendo fotografado, pode parecer uma forma muito simples de se classificar uma fotografia.

Fotos sem Cliche_Addictable (3)

Mas não deixa de ser uma ideia interessante. Já pensou se não houvessem mais fotos cliché e somente fotos completamente originais.