Pelúcias especiais recheadas de lixo dos oceanos.

Todo o ano, 9 milhões de toneladas de produtos plásticos são jogadas nos oceanos. São garrafas, saquinhos plásticos e outros item que acabam sendo responsáveis pela morte de 100 mil animais marinhos todos os anos, e mais de 1 milhão de aves. Se a as futuras gerações continuarem com a tendência, em 2050, haverá mais plástico que peixes no oceano. Então, como educar as crianças para que não façam isso?

Veja também: Brinquedos recebem próteses para ensinar crianças sobre a doação de orgãos.

Foi pensando nisso que a ONG Sea Sheppards criou os Pollutoys, uma série de pelúcias de animais marinhos com um detalhe importante: cada um deles vem “recheado” com os produtos de plástico que as pessoas jogam no oceano. Os brinquedos foram desenvolvidos pela designer de brinquedos Andrea Vida com a ajuda de professores de pré escolas. Cada um dos brinquedos vem com um livreto contando a história daquele animal, como ele ficou “doente” e mostrando como as crianças podem ajudar.

Alguns brinquedos foras distribuídos para escolas e organizações que cuidam da educação de crianças. Além disso, eles estão disponíveis para compra online aqui. A receita é revertida para ações de proteção a vida marinha.

polutoys-1polutoys-1polutoys-2polutoys-3polutoys-3polutoys-4polutoys-4polutoys-5polutoys-5

polutoys-2polutoys-7

Fotos: divulgação