As vezes a nossa memória não é ao precisa quanto pensávamos.

Você sabe desenhar uma bicicleta? Assim, sem olhar para uma, usando somente a sua memória? Tem certeza?

Veja também: McDonald’s cria embalagem especial para quem anda de bicicleta

O italiano Gianluca Gimini passou 6 anos pedindo que pessoas aleatórias desenhassem uma bicicleta baseando-se somente em suas memórias. Entre os “artistas” haviam pessoas de 3 a 88 anos e de 7 nacionalidades. Tratava-se de um experimento psicológico informal. A maioria das pessoas, por exemplo, errava onde era o lugar da corrente; 90% de quem cometeu esse erro foram mulheres. Já os homens criavam estruturas muito mais complicadas do que deviam.

Ao todo ele coletou 376 desenhos desde 2009, mas foi somente em 2016 que ele resolveu pegar os desenhos e crias a Velocipedia, transformando aquelas artes em modelos 3D. O resultado evidencia que mesmo a exposição diária a objetos cotidianos não garante uma lembrança precisa – ou a habilidade de reproduzi-lo em um desenho.

Veja abaixo algumas das bicicletas que saíram desse experimento.

bicicleta baseada em desenho_ADCT (2)bicicleta baseada em desenho_ADCT (3)bicicleta baseada em desenho_ADCT (4)bicicleta baseada em desenho_ADCT (5)bicicleta baseada em desenho_ADCT (6)bicicleta baseada em desenho_ADCT (7)bicicleta baseada em desenho_ADCT (8)bicicleta baseada em desenho_ADCT (9)bicicleta baseada em desenho_ADCT (10)bicicleta baseada em desenho_ADCT (11)bicicleta baseada em desenho_ADCT (12)bicicleta baseada em desenho_ADCT (13)bicicleta baseada em desenho_ADCT (14)bicicleta baseada em desenho_ADCT (15)bicicleta baseada em desenho_ADCT (16)bicicleta baseada em desenho_ADCT (17)bicicleta baseada em desenho_ADCT (18)bicicleta baseada em desenho_ADCT (19)bicicleta baseada em desenho_ADCT (20)bicicleta baseada em desenho_ADCT (21)bicicleta baseada em desenho_ADCT (22)bicicleta baseada em desenho_ADCT (23)

Todas as imagens são de Gianluca Gimini.